Relato:expressão corporal



          
Sempre que penso em dançar sinto medo, não é o medo da dança, porém a sensação de não saber dançar, de me achar fora de ritmo e sem domínio de me expressar corporalmente. Não que hoje fosse dança, mas mesmo assim fico apreensivo. Primeiro pensei em não participar, fiquei no canto da sala só observando. Alguém falou que não ia por causa da roupa, pois teria uma apresentação de trabalho à noite. Então alguém me indagou: e você por que não vem? Resolvi então participar, pois estava sem medo nesse momento. Tinha só um pouco de receio; pois fazer movimento que não sei, me deixa desconfortável; não tenho habilidade com dança ou expressão corporal e acabando ficando um pouco travado nesses momentos.
            No primeiro movimento de ficar deitado de costa no chão me senti muito relaxado. Senti vontade de ficar nessa posição por mais tempo, o piso gelado incomodava um pouco, mas depois eu já me sentia parte do chão. Queria tocar toda a minha costa no chão, contudo percebi que não conseguia, por mais que eu tentasse. Entretanto por outro lado, senti o chão massagear quase toda a minha costa, menos naquele ponto em que não conseguia tocar o chão. Durante o comando para respirar profundamente senti a minha coluna de forma diferente, isso nunca havia acontecido comigo. Em seguida levantamos e partimos para o próximo movimento, caminhar entre os colegas pela sala, todos procurando uma direção para focar na sua caminhada. Foi divertido e muito engraçado os instantes de caminhadas. Olhar um ponto fixo e se direcionar piamente para ele; essa foi a orientação de Thaís.
            Depois fizemos a dinâmica da mão, cada um deveria acompanhar a mão de uma colega, que estava perto e com a mão próxima ao seu rosto, é como se sua face estivesse colado à mão do colega, e em cada movimento da mão você se sentia uma marionete, pois deveria acompanhar os movimentos inesperados nas diversas direções. Por alguns instantes perdi totalmente a minha autonomia corporal e fui guiado divertidamente pela mão da Mikaelly; no final nos abraçamos agradecendo aos movimentos que cada um fez. Novamente tivemos que caminhar pela sala, e tinha momentos que as pessoas se misturavam numa nuança de cores, causada pelas roupas de cores diversas. Os pés descalços não faziam barulho, mas pareciam que agradeciam por estarem descalços, sentiam a vibração da natureza e por descarregarem a sensação de cansaço, era o que eu sentia; percebia que os outros também.
            Novamente na caminhada, porém dessa vez teríamos que correr, eu tive vontade, contudo me contive, até mesmo pelo fato de correr constantemente. Não corri, contudo dancei, pulei com muito entusiasmo, imaginei a guitarra e os gestos de rock. Pulei de olhos fechados e me senti muito bem, nem tive medo do chão não está embaixo de meus pés na hora do pouso, pousei suavemente, como se eu tivesse asas.
            Círculo, fileira, sozinho ou em dupla, as expressão corporais iam sendo desenvolvidas por Thaís, era possível ver a alegria em cada rosto, apesar do cansaço que alguns demostravam. Eu não me cansei, porque já fiz um componente de expressão corporal, também faço corrida de rua, acho que tenho muita resistência.
Esse trabalho de expressão corporal na reta final de um quadrimestre revigora a todos. Senti o meu corpo frequentemente durante a aula, a batida do coração parecia mais alta, o fechar e o abrir dos olhos, o toque no chão frio, uma abraço de carinho de um colega; rostos, mãos, pulsar das mãos pulsar do coração, respiração ofegante, me senti parte integrante dos outros corpos, pois a energia era trocada através de apertos fortes de mãos, como um pulsar de um coração. Tudo era verdadeiro e integrador. O ambiente estava leve, calmo, sereno... e as pessoas muito mais felizes.  

MUDANÇA...
MU...DANÇA
...MUDA!

Na dança da mudança só não se alcança
quem no ritmo da mudança não se lança

Muda o mundo e todo mundo muda
quem não muda fica mudo para o mundo

O sujeito que rejeita as mudanças
E sempre diz não às variâncias
nem se sujeita a perceber
que já está mudando de mundo sem querer

A mudança muda e muda sem se fazer notar e
Vai continuar a mudar
E de tão silenciosa fica muda
E muda não responde aos gritos de socorro
Dos que não querem mudar!

Guilherme Santos


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://pensador.com/autor/jose_guilherme_s_filho/. Acesso em 28 de jul. 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas da bananeira