Lembranças dos anos 80


Não cheguei a pensar muito sobre o que escreveria nesse ensaio sobre a música que me marcou durante toda a minha vida. Eu havia acabado de chegar a uma cidadezinha do interior da Bahia, deixava a vida do campo, da fazenda de meu finado avô, para morar na cidade, pois os meus pais iriam colocar os filhos para estudar, um luxo naquela época, para quem morava em fazenda.
            Quando cheguei nessa pequena cidade, tudo era novidade. Eu era acostumado só à vida do campo – tomar banho de rio, pescar peixe na lagoa, correr pelo mato atrás do gado da fazenda. A primeira novidade da cidade era o chuveiro, rio agora só durante as férias, depois os amigos, na fazenda eram poucos, aqui havia feito novas amizade, e por fim, veio à escola, um lugar diferente de tudo que eu conhecia. Nos primeiros anos minha vida foi feito de descoberta; eu tinha entre oito e nove anos de idade e tudo era novidade. Nesse momento nem passa por minha cabeça o que era namorar ou gostar de alguém
Em julho, em uma das férias dos anos 80, uma menina de nome Isabel, muda a minha vida. Quando a vi pela primeira vez me apaixonei complemente, era uma sensação incontrolável que eu nem sabia o que era. Mas a vida é cheia de surpresa, e ela acabou namorando meu um amigo, que morava próximo a minha casa, só para a minha tristeza. Eu nunca tinha visto uma menina tão bonita. E durante aquelas férias não fazia outra coisa a não ser a pensar nela, às vezes chorava e nem entendia o porquê, era a minha primeira paixão. Fiquei sabendo que ela morava em Ilhéus, no bairro chamado Pontal, e tinha vindo passar as férias ali, na casa de uma amiga. Não desisti dela, mas eu sabia que ela namorava o Marcos, com meu amigo. Até que um dia eles terminaram sem mais nem menos.
Numa tarde de muito sol, eu estava vindo do campo de futebol, quando uma amiga me chamou e falou que Isabel queria falar comigo, falou que ela queira me namorar e pediu segredo; nesse momento meu coração quase salta pela boca... Fiquei em silêncio pro alguns instantes, e nem sabia o que responder, contudo fui para casa em plena felicidade, que nem sei descrever, só imaginava chegar à noite logo, foi uma espera angustiante. A noite chegou, finalmente, depois de uma eternidade de demora. Enfim nos encontramos e nos apaixonamos... Lembro-me daquele primeiro beijo como se fosse hoje, e sempre me recordo daquele “amor” com saudade. Sempre me lembro da Isabel. Quando aquelas férias terminaram, eu era a pessoa mais triste que existia, ela voltou para Ilhéus e nunca mais a reencontrei, mudei de cidade novamente e perdemos contato, naquela época não era como é hoje, em que os meios de comunicação facilitam o acesso a pessoa distantes; nos anos 80 tudo era muito mais difícil.
A música que a gente ouvia na época de nossos encontros era Meu mel, de Marquinhos Moura, e sempre que escuto essa música lembro daqueles tempos, lembro de Isabel e daquela paixão de crianças, que durou a metade das férias de julho, naquela época as férias eram longos, durava um mês, mas passou rápido, assim é o tempo para quem vive uma paixão.
Os anos 80 foram os melhores anos de minha vida, foi naquela época que fiz as minhas primeiras amizades na cidade, dei o primeiro beijo e tive a primeira namorada e também vivi a primeira paixão. Pena que a vida passa tão rápido e em piscar de olhos chega à vida adulta.
A letra da música, ainda parece fresca em minha memória, vejamos a letra, Meu Mel – (Markinhos Moura):
Fica comigo, meu mel
Tire o adeus das mãos
Não me entregue à solidão
Meu mel, porque
Eu preciso de você

Lembra da nossa canção
Os nossos sonhos enfim
Que fazer de tantas coisas
Sem ter você
O pedaço bom de mim

Meu mel, não diga adeus
Eu tenho tanto medo
De ficar sem o seu amor
E pra sempre ser um ser só
Não vá, não saia de mim
Eu enlouqueço de vez
Chega mais pra eu olhar
No seu olhar
E pedir mais uma vez

Meu mel, não diga adeus
Eu tenho tanto medo
De ficar sem o seu amor
E pra sempre ser um ser só


Fica comigo, meu mel
Tira o adeus das mãos
Não me entregue a solidão
Meu mel, você é o pedaço
Bom de mim

Não me entregue a solidão
Meu mel, você é o pedaço
Bom de mim.

A letra da música no Youtube.

Referências Bibliográficas

https://www.letras.mus.br/markinhos-moura/71378/. Acesso em 24 de jul. 2019.
https://www.youtube.com/watch?v=RiXBEhXuqdY. Acesso em 24 de jul. 2019.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Folhas da bananeira